A tabela CULTSPEC (espécies cultivadas)

Uma vez que as experiências de culturas com mais de uma espécie são geralmente muito lentas, a produção por espécies é descrita nesta subtabela com um registo por espécie utilizada. Incluídas nesta tabela estão as práticas de stock, o período de cultura, a prática de pesca (colheita), a mortalidade durante o período de cultura e o rendimento total por ciclo de produção. Os campos estão abaixo descritos:

Campos

Taxa de stock: Refere-se à quantidade de peixe no início do período de cultura. As escolhas de unidades são: nº/m2; nº/m3; nº/m3/d; kg/m3. A taxa de stock apenas refere as espécies consideradas neste registo.

Stock total: Refere-se à biomassa total inicial das espécies consideradas em quilogramas.

Peso do stock: refere-se ao peso típico ou peso moda de um indivíduo em stock em gramas de peixe vivo.

A tabela CULTSPEC tem dados de experiências de policultura

Idade do stock: Refere-se à idade média do peixe no stock, em dias. A idade é importante, pois peixes velhos e atrofiados podem crescer muito devagar e podem começar a reproduzir-se ainda com tamanho muito pequeno.

Método utilizado para estimação: É um campo de escolha, que refere os métodos utilizados para estudos de crescimento. As escolhas incluem: plot Ford/Walford; v. Bertalanffy/Beverton; Gulland & Holt; regressão não linear; ELEFAN e outros métodos.

Os parâmetros do crescimento de Von Bertalanffy (L¥, k) são os preferidos para medir o crescimento em comprimento. Serão descritos pormenorizadamente numa tabela separada (CRESCIMENTO POPULACIONAL "POPGROWTH", neste volume).

Período de cultura: Refere-se à duração da produção de, por exemplo, juvenis até a um tamanho comerciável, em dias.

Prática de colheita: Tem cinco escolhas: Quantidade de cultura, stock contínuo e pesca; stock periódico e pesca; stock periódico e pesca contínua; variável.

Comprimento de pesca: refere-se ao comprimento modal ou típico de um peixe para colheita, em cm.

Peso de colheita (pesca): refere-se ao peso típico ou modal de um peixe para pesca, em gramas.

O campo Maturação: refere-se à quantidade de peixes maduros em período de colheita. As escolhas são: quase todos, alguns, nenhum.

Mortalidade (M%): refere-se às perdas em percentagem durante o período de produção, calculada do seguinte modo:

                                                          ....1)

onde No é o nº de peixes no início, e Nt o nº de peixes no final do período de tempo t.

A Taxa anual de mortalidade (Z) é calculada do seguinte modo:

                                                …2)

onde N0,/b> e Nt são definidos como acima, e Dt período de produção em dias.

A Taxa de crescimento específico (%) é calculada do seguinte modo:

ln (peso da colheita - peso do stock) *100/Dt.

O rendimento bruto por ciclo refere-se ao rendimento total por ciclo de produção em peso húmido. O ciclo de produção aqui e mais abaixo, pode ter as seguintes unidades: kg/m2; kg/m3; kg/m3/dia; kg/m2/ano; kg/m3/ano.

O rendimento líquido é o rendimento bruto menos a biomassa quando em stock.

O rendimento extrapolado dá o rendimento bruto hipotético se as condições fossem mantidas e o período de produção durasse 365 dias.

Estado

Um gráfico ilustra a distinção entre os ciclos de crescimento de peixes em cativeiro e em águas livres (Fig. 18).

Fontes

Veja Fontes na tabela CULTSYS. É de notar que a maior parte das experiências desta tabela referem-se a peixes de água doce.

Como chegar lá

Chega-se à tabela CULTSPEC clicando no botão Biologia na tabela ESPÉCIES, Peixes como alimento na tabela BIOLOGIA, no botão Aquacultura na janela PEIXES COMO ALIMENTO, e no botão Espécies Cultivadas na janela SISTEMAS DE CULTURA. Se clicar duas vezes sobre uma das linhas da tabela LISTA DE ESPÉCIES DE POLICULTURA pode obter informações relativas à espécie designada. Obtêm-se informações detalhadas sobre produção clicando no botão Produção. O gráfico da figura 18 está acessível através da janela RELATÓRIOS e no botão Dinâmica de populações na janela GRÁFICOS.

Agradecimentos

Queremos agradecer a Barry Costa-Pierce, Mikkel Christensen, Mark Prein e Anne van Dam por disponibilizarem os seus dados para distribuição através da FishBase e pelas suas sugestões em como melhorar as tabelas CULTSYS e CULTSPEC. Agradecemos a Liza Agustin, anterior membro da equipa da FishBase, pela sua contribuição para esta tabela e capítulo, enquanto elemento da equipa.

Roger S.V. Pullin e Christine Casal