Genética e Aquacultura


Tal como em vários outros organismos - animais e plantas - a diversidade dos peixes está presentemente comprometida devido a uma sobre-exploração e modificação do habitat (incluindo poluição).

Para mais, as transferências de património genético - intencional e acidental - causaram fortes mudanças genéticas em numerosas populações de peixes, principalmente de água doce. Estes impactos só podem ser diminuídos através do conhecimento da genética das populações de peixes, tanto em cativeiro como na vida selvagem.

Os dados genéticos são muito diversos e estão bastante dispersos na literatura

O estudo da genética produz um extenso campo de dados tais como: cariótipos, dados de electroforese; valores de hereditariedade; dados de estudos de selecção e melhoramento genético; e dados de genética molecular. Estes dados estão largamente dispersos na literatura, fazendo estudos comparativos muito maçadores. As tabela da FishBase foram desenhadas para ultrapassar este problema, i.e., apoiar a aquisição, armazenamento e uso do conhecimento genético, e está dividida em 4 partes:

  • GENÉTICA - apresenta características específicas das espécies, tais como: número e morfologia dos cromossomas; marcadores genéticos; conteúdo das células de ADN.

  • DADOS DE ELECTROFORESE - apresenta para as populações estudadas, o número de locci estudados, frequência de alelos observados e estatística relacionada.

  • GENEDAT - apresenta valores de hereditariedade e resposta à selecção.

  • RAÇAS- apresenta informação como a origem e tamanho dos fundadores de stock, características distintivas, número de reprodutores efectivos, etc., sobre raças cultivadas de tilápia (Oreochromis spp.), carpa (Cyprinus carpio carpio), e do labeo (Labeo rohita).

As informações relevantes para a aquacultura são apresentadas nas tabelas seguintes:

  • CULTSYS contém informação sobre o sucesso da cultura em diversos sistemas experimentais;

  • CULTSPEC uma subtabela da anterior que contém informação relativa a cada espécie nos sistemas de cultura multiespecíficos;

  • DISREF contém informações sobres as doenças comuns dos peixes;

  • DOENÇAS contém relatos de ocorrência de doenças.

Las secções seguintes fornecem informação detalhada sobre cada uma destas tabelas.

Christine Casal e Liza Agustin